14/09/2011

Setor público do Reino Unido elimina 111 mil empregos no 2º trimestre

 

Por Dow Jones Newswires

LONDRES – O efeito de medidas de austeridade já se faz sentir no Reino Unido, onde o número de pessoas empregadas no setor público diminuiu em 111 mil no segundo trimestre deste ano, para 6,04 milhões. Essa foi a maior queda registrada desde o início da série histórica, em 1999.

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, há  hoje 240 mil pessoas a menos trabalhando no setor público britânico, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês).

O setor privado, ao contrário, criou 41 mil vagas de trabalho, em termos líquidos, no segundo trimestre do ano. A taxa de desemprego geral no país avançou 0,3 ponto porcentual, para 7,9%.

O primeiro-ministro, David Cameron, conta com a possibilidade de o setor privado britânico criar um número de postos suficiente para absorver os 330 mil trabalhadores do setor público que deverão perder seus empregos durante os próximos quatro anos, como parte dos planos de corte de gastos do governo.

O ONS informou ainda que os pedidos de seguro-desemprego aumentaram em 20,3 mil em agosto, menos que a alta de 35 mil esperada por analistas.  Os números também mostraram que o rendimento médio, incluindo bônus, cresceu 2,1% nos três meses até julho, comparado com a alta de 2,2% em três meses até junho.

(Dow Jones Newswires)

 

 

 

Nenhum comentário: